quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

A fé como Aposta.



Dentro da Temática da fé, percebemos como algo que se tornou para nós, seres humanos, meio para se acreditar em Deus ou em alguma divindade. E aqui neste texto juntos tentaremos dar um conceito cristão para a fé.


Nos dia de hoje, vemos muito em nosso cotidiano as seguintes afirmações “tenho muita fé, por isso Deus me curou” ou a “a fé move montanhas”. Quando nos deparamos com essas afirmações temos que nos perguntar, o que é fé? A fé move montanhas? A fé é poder? A fé é quantidade?

Antes de darmos respostas a essa maiêutica, vamos procurar o sentido etimológico da palavra fé, que vem do latim fides, que a partir de uma leitura bíblica, significa acreditar em realidades invisíveis.

Olhando nesta perspectiva bíblica já temos uma constatação que fé não é quantidade ou poder, mas, vai muito além disso, fé é apostar, é crer em algo, sem ter uma certeza completa.

Contudo para adentrarmos nesta compreensão, temos que tirar algumas compreensões; a primeira que deve ser derrubada é a fé como sentimentalismo, este estilo de fé é o que mais esta sendo propagado na sociedade contemporânea onde só estou em algo enquanto sinto prazer, isto acaba deixando o cristão cair em um processo ateísta. Porque quando os sentimentos se forem e ingressarem na espiritualidade como aridez, logo deixará de acreditar em Deus ou troca de religião.

Dentro ainda desta perspectiva temos que vê a fé como caminho, aqui pode pegar o exemplo do povo de Israel, que caminhava pelo deserto, no qual, não acontecia só teofanias, mas tinha também os momentos de aridez, onde ocorria até as murmurações (Ex 16,1-3.17,1-2ª). A nossa fé também é perpassada por esta temática.

A segunda dimensão que deve ser derrubada é da fé como poder mágico, nós cristãos estamos inseridos em uma concepção religiosa onde a fé caminha com a Razão, não a fé como Mito, por isso apontaremos algumas compreensões da fé como magia ou equivocada:

• Curas Mágicas: muitas vezes chegamos até Deus com intuito de uma Cura Física, e este não é o foco de Jesus, mas o centro de Jesus é curar a nossa dignidade, em nos converter;


• Fé intimista: em nossas orações e musicas nos preocupamos com o “eu”, e nos esquecemos do “nós”, este é um tipo de fé que foi disseminada com o Individualismo moderno, e dentro desta perspectiva a pessoa pode cair em uma idolatria do eu, ocorrendo assim uma troca de papeis, o deus passa a ser eu e o Deus fica a minha disposição.

• Em síntese a fé é o salto no escuro, é se entregar totalmente a Deus sem ter a certeza de sua existência, pó isso despojemos do homem velho e revistamos do homem novo. Isto porque “conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará”.

Postulante Aragonês de Jesus Parreira

O Catequista, um Crente em Jesus Cristo


"Somos catequistas porque descobrimos a alegria de acreditar e de viver no seguimento do Evangelho. E isto para nós significa:


- escutar Jesus através do Evangelho;
- procurar ver todas as pessoas e acontecimentos tal como Ele as veria hoje;
- com a sua ajuda, ir transformando a nossa pessoa de modo a vivermos ao seu estilo, ao seu jeito.

O catequista é um crente em Jesus Cristo. Mas não um crente que considera que vive a fé cristã na perfeição, e que por isso já a pode comunicar aos outros na catequese. Este tipo de crentes “perfeitos” não existe entre nós, graças a Deus.

Nós somos pessoas que se sentem em busca, em caminhada para a casa de Deus, nosso Pai. Efectuamos esta caminhada guiados por Jesus Cristo e na companhia dos nossos irmãos na fé e de todas as pessoas.(...)

Estamos sempre em situação de mudança, a fim de sermos cada dia um pouco mais pessoas que esperam, amam e acreditam como Jesus. O nosso esforço consiste em evitar que a nossa fé e a nossa vida andem por caminhos distintos.(...)

Esta descoberta da fé em Jesus Cristo tornou-se possível graças a outros cristãos que nos comunicaram a sua experiência de fé.(...) Esta fé do povo de crentes em Deus é que nós recebemos, vivemos e queremos comunicar, sendo catequistas na Igreja.


Por isso, o mais importante para se ser catequista é ser crente dentro do Povo de Deus.”

 

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010


Vamos aprender esta musiquinha do Diacono Nelsinho Correa.


Tudo com Jesus, nada sem Maria (2 x)

Se viver com o Pai é bom, com Pai e Mãe que maravilha (2 x)

Canto a glória do seu nome.
Conto a todos seu amor.
Jesus Cristo é vida nova
Dou a Ele meu louvor
Tudo que hoje eu tenho
Devo ao Senhor Jesus
E foi o Sim de Maria
Que me trouxe essa luz

Mas que honra é ter a visita
Da Mãe do meu Senhor
Conduzida pelo Espírito santo

Isabel assim falou:
Mas que honra é ter uma mãe
Eu também quero falar
Com uma mãe maravilhosa como Ela
Órfão eu não ficar

A alegria toma conta de todos os nossos irmãos
A coisa mais importante é o amor e a união
Todos dançam com amor
E todos dançam com alegria
Façam tudo por Jesus
Nada façam sem Maria

Catequese 2010



Oba!!!!

As férias estão acabando, e estamos quase na hora de retornarmos nossos encontros e por isso, estou apresentando para vocês e para o papai e mamãe o planejamento da catequese para o 1º semestre de 2010 para que possam ir se programando.

Ah! Esse planejamento serve para todos os catequistas, podem ir agendando aí que logo, logo estaremos juntinhos novamente.

Beijocas na pontinha do nariz.

PLANEJAMENTO CATEQUETICO 2010

Janeiro


Férias e inicio das inscrições para a Catequese;

Fevereiro

06/02 – Reunião do Conselho Administrativo Catequetico - CAC;
07/02 - Reunião Geral com os Catequistas;
14/02 - Formação para os Catequistas Novatos;
20/02 - Reunião com os Pais para Inicio da Catequese na associação (turma de sábado);
21/02 – Reunião com os Pais para Inicio da Catequese no Dom Emanuel (turma de domingo);
26/02 – Sessão Ordinária para aprovação do Estatuto Catequetico;

Março

14/03 – Formação com os Catequistas (todos);
21/03 – Formação com os Catequistas Novatos;
19/03 – Sessão Ordinária do CAC para aprovação do Estatuto;
26/03 – Reunião Ordinária do CAC;

Abril

09/04 – Sessão Ordinária do CAC para aprovação do Estatuto;
11/04 – Formação para os Catequistas (todos);
18/04 – Reunião para promulgação do Estatuto e entrega para os catequistas;
23/04 – Reunião do CAC;
25/04 – Formação para os Catequistas Novatos;

Maio

09/05 – Reunião de Formação para os Catequistas (Todos);
16/05 – Reunião de Formação para os Catequistas Novatos;
21/05 – Reunião Ordinária do CAC;
23/05 – Formação para os Catequistas(Todos);

Junho

11/06 – Reunião Ordinária do CAC;
12/06 – Tarde de Reflexão e Oração com os Catequistas;
19/06 – I Assembléia Geral do Conselho Expandido Catequetico (CEC);
27/06 – Termino do Semestre na Catequese.