domingo, 7 de março de 2010

1 - O homem de hoje e seus problemas

/link>
A sociedade atual está perdida em falsos valores e apoiada nas suas paixões humanas e materialistas.
Atualmente um homem só é reconhecido se for famoso ou se tiver muito dinheiro. Conceitos errados. De tão usual que tornou-se tal pensamento na sociedade, muitos pensam que é correto.
Os dois piores valores que foram enraizados em nossos corações são o egoísmo e a vaidade, nessa ordem.
O egoísmo impede que você enxergue no seu próximo um irmão, que realmente o é. Deus nos fez a Sua imagem e semelhança para nos amarmos e nos ajudarmos.
É inconcebível que o ser humano continue se maltratando e se explorando sabendo que todos são irmãos.
Outro valor que criou raízes foi a vaidade. O ser humano sempre luta, e deseja com todas as suas forças, ser mais bonito que o seu "concorrente", ou ter mais, ou ser "melhor".
Quem será que é melhor para os olhos do Pai: Um egoísta rico com dinheiro; ou um caridoso pobre de bom coração??? (Parábola do jovem rico – Mt 19,16-22) E para os olhos de nossa sociedade materialista??? Será que a resposta seria a mesma???
Nossa humanidade tornou-se totalmente individualista e fria. A maioria dos valores cultivados levam a satisfação de interesses terrenos, materiais. O homem quer se sentir maior e mais poderoso. Se ele pensasse com o coração, veria que isso só acontece pela necessidade de satisfazer suas próprias inseguranças.
E tudo isso leva a sociedade a uma desigualdade brutal. Onde muitos realmente pensam que são "melhores" que seus irmãos.
O mundo entrou numa corrida pelo capital. Pelo poder. Pelo dinheiro.
E o mais inconcebível é que a maioria dos livros de auto-ajuda falam somente no "eu" - dificilmente falam no próximo -  e endossam alguns desses deturpados valores materialistas e causadores de cismas na sociedade... Falam em como enriquecer...Como mandar...Como dominar...E o mais incrível é que acabam se tornando "best-sellers"...
E com tudo isso a ganância foi aumentando, a inveja foi aumentando, baixos valores foram tomando conta e fomos nos distanciando dos Ensinamentos de Deus. Pensemos: Somos os únicos responsáveis pelos nossos males!!! Estamos dando valor a conceitos falidos que jamais deram certo.
Foi criada uma sociedade de opressores e oprimidos. Foi criado um mundo onde a maldade está sobrepujando a bondade.
Foi criado um mundo que de tão acostumado que está em explorar e degradar a natureza ainda não percebeu a sua grande verdade: "Quem planta, colhe!"
A verdade é só uma. O ser humano explorou tanto a natureza e se afastou tanto de Deus que ainda não percebeu plenamente o risco que está correndo. Problemas criados e acelerados pelo homem. "As riquezas materiais cegam o homem de pouca fé!"
Se não houvesse interferência humana, esse processo natural, seria muito mais lento e gradual, de tal maneira que a humanidade teria muito mais tempo para se preparar e para reagir às mazelas, que seriam bem menos intensas.
Independente do que aconteça, Deus sempre estará ao lado daqueles que seguirem Seus Ensinamentos.  Não apenas nas palavras, mas principalmente nas atitudes. "Amarás a Deus acima de tudo; e ao teu próximo como a ti mesmo!"
Deus não quer guerras, Deus não quer disputas, Deus não que divisão.
Nosso amado e misericordioso Pai quer união! Quer que Seus filhos se reconheçam, se amem e se ajudem como irmãos.
Por que será que é tão difícil de fazermos isso se já sabemos os rumos e o desejo de Deus??? Somos maiores que Ele para não seguir Seus conselhos???
Muitos falam no fim do mundo. O importante não é quando, e nem se, vai acontecer. O que importa é como você vai se comportar na espera que isso aconteça! E se você estará preparado quando acontecer. (parábola das 10 virgens - Mt 25:1-13)

Nenhum comentário: