sábado, 27 de fevereiro de 2010

Quaresma - 2ª parte



1 . Quaresma = Caminhada para a Páscoa, para a vida nova trazida por Jesus Cristo
                      = O importante da quaresma é a Páscoa, é colocar-se no mistério de Jesus Cristo

2 . A quaresma começa na quarta-feira de cinzas e vai até a vespera do Domingo de Páscoa. Dura exatamente quarenta (40) dias e esse número 40 tem o significado de: "tempo propício para Deus operar maravilhas" - "tempo suficiente para Deus manifestar sua ação salvadora."
Várias vezes, na Bíblia, encontramos o nº 40:
- No Antigo Testamento = 40 anos de caminhada dos hebreus no deserto, rumo à Terra Prometida
                                         = 40 dias de Moisés no monte Sinai, quando recebeu as tábuas da lei, os dez mandamentos

- No Novo Testamento = Jesus jejuou durante 40 dias no deserto, antes de começar sua missão - e a quaresma está mais ligada a este acontecimento;
                                      = Jesus ficou na terra 40 dias após sua ressureição - e só então subiu aos céus.

Lembremos
* Quaresma - caminhada para a Páscoa, para a vida nova trazida por Jesus, vivida em Jesus;
* Quaresma - tempo propício para Deus realizar maravilhas;
* Quaresma - viver o mistério de Jesus Cristo.

O mais importante na Quaresma é a PÁSCOA

 Exercícios Quaresmais

- Atitudes que ajudam "vivenciar" a espiritualidade quaresmal:

1 - Oração = rezar mais e melhor. Meditar sobre a infinita misericórdia de Deus; sobre o seu infinito amor por nós - por mim - e a minha resposta pessoal a esse amor.

2 - A busca da conversão, isto é, da mudança de vida, da mudança na minha vida:
      = a vista do que dissemos no item anterior - o que há para mudar na minha vida, para me aproximar, para mudar na minha vida, para me aproximar mais de Jesus Cristo?
      = como anda minha vida de Igreja?
      = eu estou conciente de que ser cristão é buscar viver, em profundidade, o mistério de Jesus Cristo?

3 - Escuta da palavra = leitura refletida na Bíblia, "escutar" o que Deus tem para dizer a nós;
                                    = aproveitar as leituras de cada domingo para refletir a Palavra;

4 - A prática da Fraternidade - eu e o outro.

5 - A via-sacra, procissão de Penitência;

6 - Sacramento da Confissão;



Dulce Rezende Santana - Matriz de Campinas, Goiânia - 1997

Nenhum comentário: