domingo, 28 de março de 2010

Tríduo Pascal


Vimos, anteriormente, o que é quaresma; uma caminhada de preparação para a Páscoa da Ressurreição.

A meta da quaresma é a Páscoa.

A palavra Páscoa vem do hebraico "peseach" e quer dizer "passagem", sair de uma situação antiga para uma situação nova. Páscoa implica libertação. Páscoa significa sempre "o novo".

A Páscoa, já no Antigo Testamento (a.T), teve esse significado. Os judeus, o povo de Deus no a. T., solenemente comemoravam essa festa, em lembrança da libertação do Egito.

Os hebreus (outro nome do "povo de Deus", do "povo escolhido" do qual nasceria o Salvador, o Messias) eram um povo escravo no Egito. Deus ouviu o clamor do seu povo e chamou Moisés para tirar esse seu povo das terras do Egito, libertá-lo da escravidão.

Como o faraó, governador do Egito, não deixasse sair os hebreus, Deus interveio diretamente. Depois de mandar grandes aflições aos egipcios, conhecidas como "as pragas", Deus agiu radicalmente em favor de seu povo.

Exodo 12, 1-15. 29-30. 31-39 são as passagens que contam a intervenção de Deus na libertação dos filhos de Israel.

Páscoa, no a.T., foi a "pas_sagem do Senhor" libertando, de modo miraculoso, o seu povo da escravidão do Egito. E esse povo partiu rumo a Canaã, a Terra Prometida (que Deus lhe prometera).

Essa Páscoa já é uma figura da Páscoa da Ressurreição. Aqui, osangue de um cordeiro, marcando as portas das casas, livrou o povo de Israel da morte de seus primogênitos - o que teve, como consequência, a libertação dos hebreus.

A Páscoa Nova

Na Páscoa da Ressurreição, um novo "CORDEIRO", agora um homem, JESUS, com seu sangue derramado até a última gota na cruz, libertando toda a humanidade do domínio do pecado, unir-se a SI mesmo e, assim, unida a Ele, a apresenta ao Pai.

Em Jesus, somo agora filhos do Pai Eterno.

Toda a vida de Jesus foi uma preparação para a Páscoa, isto é, sua entrega total ao Pai pela e em nome da humanidade, culminando na Ressurreição.

A Igreja prepara-se para celebrar solenemente esta data, primeiro pela quaresma, segundo, pelas celebrações e espiritualidade da Semana Santa.

A Semana Santa começa no Domingo de Ramos (hoje), que lembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, aclamado como Rei de Israel (yeshua nazareth rex iudeus).

A essência da Semana Santa, entretanto, é o Tríduo Pascal:..

Nenhum comentário: