quarta-feira, 10 de março de 2010

A palavra de Deus


A Bíblia, chamada de Sagrada Escritura, é a palavra de DEUS. Ela nos revela o insondável amor de DEUS-Pai para seus amados, que é toda a humanidade. É o amor de DEUS traduzido em palavras. A Bíblia é DEUS nos falando e nos revelando seu amor, indicando-nos o caminho e o segredo da posse da vida, a salvação. A Bíblia nos revela um DEUS apaixonado pela vida humana. Revela-nos um DEUS tão junto da vida e da história humana, que não há paralelos iguais na história das religiões. DEUS tem um recado para nós. Ele fala ao coração de cada pessoa usando a linguagem da própria vida.

Ela nos mostra um DEUS PAI sempre presente, harmonizando a nossa existência. A pedagogia de DEUS concretiza-se na prática de JESUS CRISTO, na força do Espírito Santo.

A Sagrada Escritura nos apresenta DEUS como presença paterna e misericordiosa. “Como um pai que educa o seu filho, assim DEUS educa o seu povo” Dt8,5.

A Bíblia é o Livro que nos permite descobrir esse amor sem limites de DEUS- PAI. De um modo particular, o amor do coração de nosso DEUS PAI que se traduz em palavras. A Bíblia traz a mensagem de DEUS para todos nós, ela é uma verdadeira carta de amor do Nosso Pai. DEUS fala conosco em todas as épocas e de diferentes maneiras: pelos fatos da vida do povo de DEUS, por atitudes humanas e, pessoalmente, em JESUS Cristo. (Hb 1,1-2) Toda Bíblia é comunicação de DEUS com os homens! Cantar: Toda Bíblia é...

A palavra de DEUS é viva e eficaz. Só podemos dizer que DEUS É AMOR quando amamos concretamente nossos irmãos. A grande chave da Bíblia é o Amor. Só entende a Bíblia quem ama no dia-a-dia.

A Bíblia tem dois pontos fundamentais:

1º) Mostra quem é DEUS, não o que é DEUS em Si, pois isso é um mistério. Mostra o que Ele é para os homens, e o projeto que Ele realiza na vida e na história. Em toda a história da humanidade vemos que se o homem aceita, DEUS se prontifica a caminhar com ele, a fim de conquistar a vida e a liberdade.

2º) Mostra quem são os homens; a Bíblia é realista e não se preocupa em ser edificante. Nela encontramos o que o homem tem de bom e de perverso; os tropeços, o egoísmo, a teimosia, as angústia, as buscas e a boa vontade.

A Bíblia mostra o encontro dos homens com DEUS e caminhando em busca da vida e da liberdade. Outros se fecham em torno do próprio egoísmo, dos seus pecados, da sua comodidade. A Bíblia, portanto, é a nossa história. É o diálogo entre DEUS e os homens e este diálogo atinge seu ponto alto na pessoa de Nosso Senhor JESUS Cristo.

A Bíblia é o nosso Livro Sagrado. Bíblia é uma palavra grega que significa livros. Ela não é um livro, mas uma coleção de livros, é uma verdadeira biblioteca.

Ela não é um livro científico. Para entendê-la melhor é preciso distinguir o que é exato do que é verdadeiro. Exato é tudo o que pode ser visto, tocado e comprovado. Verdadeiro é o que traz dinamismo e gera o novo na vida das pessoas, mesmo sem provas materiais. Não é cientificamente exata a linguagem com que a Bíblia relata, por exemplo, a criação do mundo e do homem. Mas é verdadeiro o que a Bíblia afirma acerca dela, usando para isso a cultura e linguagem do povo de Israel e a forma como seus sábios compreenderam a revelação de DEUS e relação inicial dos antepassados com Ele.

A Bíblia, a Sagrada Escritura, é dividida em duas partes que são: O Antigo e o Novo Testamento. A mesma palavra grega significa tanto aliança como testamento. Poderíamos, então, dizer: Antiga e Nova aliança.

Nenhum comentário: