Muitos problemas religiosos
provêm da falta de coordenação.
A Bíblia nos ajuda a pensar na
importância da coordenação e liderança, aconselhando-nos a fazer o seguinte:
“Escolha entre o povo, homens
capazes e tementes a Deus, que sejam seguros e inimigos do suborno:
estabeleça-os como chefes de mil, de cem, de cinquenta e de dez. Eles
administrarão regularmente a justiça para o povo: os assuntos graves, eles
trarão a você; os assuntos simples, eles próprios resolverão. Se você fizer
assim e Deus lhe der as instruções, você poderá suportar a tarefa, e o povo
voltará para casa em paz.” (Êxodo 18, 21-23)
Para realizar a missão com
eficiência, é necessário que o grupo tenha uma coordenação.
A palavra “coordenação” vem do
latim “coordenactio” que significa
dispor a ordem, organizar. Portanto, coordenar é organizar o conjunto, pôr em
ordem o que está desordenado. E a cooperação, a corresponsabilidade entre os
iguais.
Coordenar é fazer com que as
atividades tenham começo, meio e fim para que haja maior aproveitamento do
grupo. Não há receitas prontas; é necessário viver a coordenação, treinar a
coordenação.
Os líderes devem ser escolhidos
pela comunidade para formar a equipe de coordenação. O coordenador nunca poderá
trabalhar sozinho.
A equipe de coordenação dá espaço
para que todos participem com suas opiniões, facilitando o trabalho do grupo e
ajudando as pessoas a se tornarem corresponsáveis.
Equipe de coordenação está a serviço:
- Das pessoas: acolhe, anima, confia, faz crescer; compartilha a vida, escuta as alegrias e dificuldades, valoriza as pessoas; elimina o medo e é solidária;
- Da comunidade: interessa-se, sente-se participante; conhece, articula, preocupa-se pela formação de todos;
- Da reunião: prepara a reunião, anima, coloca técnicas e dinâmicas de grupo, exigindo responsabilidade e participação de todos. Numa reunião, a falta de coordenação causa perda de tempo, desperdícios e frustações.
Descubra o coordenador que está dentro de você
O coordenador é aquele que
acredita na missão de comunicador e transmite a mensagem com entusiasmo
contagiante, fazendo com que todos os membros tenham coragem, tomem
decididamente iniciativa e consigam vencer as dificuldades inerentes ao
empreendimento.
O coordenador é um animador. E o
animador é uma pessoa e não um instrumento de trabalho.
Animar significa dar vida, criar
ambiente propício para o crescimento das pessoas e para que a comunidade
alcance os objetivos próprios. Animar significa incentivar o crescimento da
amizade entre as pessoas do grupo.
O coordenador é aquele que tem
conhecimento não só das qualidades das pessoas, como também da vida da Igreja. Por
isso, tem confiança que, propondo e abrindo caminhos para a esperança, sustenta
a ação. Para acontecer tudo isso, deve procurar participar de treinamentos,
buscando uma crescente formação na arte de ser coordenador.
Missão da equipe de coordenação:
- Elaborar, de maneira participativa, pequeno projeto, destacando o objetivo, planejamento participativo, as ações concretas, as reuniões de formação e as diversas celebrações;
- Promover bom relacionamento entre as pessoas para que caminhem de mãos unidas. Valorizar as experiências pessoais e grupais, promovendo novos líderes dentro do grupo;
- Atenuar os conflitos entre os membros da comunidade, estando sempre aberta para o pluralismo e para enfrentar as resistências;
- Incentivar toda a comunidade para que os seus membros se sintam responsáveis, assumindo também a missão de cristãos;
- Preparar, junto com o pároco, um programa de formação e acompanhamento;
- Estabelecer critérios para a missão e formação dos membros;
- Refletir sobre as necessárias mudanças do planejamento;
- Providenciar o material necessário para o bom andamento das reuniões;
- Ser presença, força, apoio, estímulo aos membros novos;
- Fortalecer a criatividade: ter amor criativo para fazer crescer o grupo;
Portanto:
·
Coordenar é servir, em lugar de dominar;
·
Coordenar é buscar os pontos comuns em função da
unidade;
·
Coordenar é incentivar a participação de todos;
·
Coordenar é articular pessoas, estruturas e
atividades;
·
Coordenar é administrar os conflitos e as
tensões.
Para refletir:
A Bíblia nos
apresenta algumas referências sobre a qualidade exigida do administrador do
evangelho. A equipe de coordenação reforça a sua liderança à luz da Palavra de
Deus. Vamos conferir. (Mt 13,
44-50; 17, 22-27; Mc 4, 1-9; 10, 17-31; Lc 7, 36-50; 9, 1-6; 10, 17-24; Jo 15,
1-6; ICor 1,20; 12, 12-31; 2 Cor 9, 1-15; Fil 1, 23)
Autoria de ir. Mary Donzellini, mjc
Publicado na revista ECOando - Ed. Paulus
Seção - Formação metodológica - pg. 20-21
Ano 1 - n. 4 (dezembro 2003, janeiro e fevereiro de 2004)
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