terça-feira, 1 de outubro de 2013

A Arte de coordenar




Muitos problemas religiosos provêm da falta de coordenação.

A Bíblia nos ajuda a pensar na importância da coordenação e liderança, aconselhando-nos a fazer o seguinte:

“Escolha entre o povo, homens capazes e tementes a Deus, que sejam seguros e inimigos do suborno: estabeleça-os como chefes de mil, de cem, de cinquenta e de dez. Eles administrarão regularmente a justiça para o povo: os assuntos graves, eles trarão a você; os assuntos simples, eles próprios resolverão. Se você fizer assim e Deus lhe der as instruções, você poderá suportar a tarefa, e o povo voltará para casa em paz.” (Êxodo 18, 21-23)

Para realizar a missão com eficiência, é necessário que o grupo tenha uma coordenação.

A palavra “coordenação” vem do latim “coordenactio” que significa dispor a ordem, organizar. Portanto, coordenar é organizar o conjunto, pôr em ordem o que está desordenado. E a cooperação, a corresponsabilidade entre os iguais.

Coordenar é fazer com que as atividades tenham começo, meio e fim para que haja maior aproveitamento do grupo. Não há receitas prontas; é necessário viver a coordenação, treinar a coordenação.

Os líderes devem ser escolhidos pela comunidade para formar a equipe de coordenação. O coordenador nunca poderá trabalhar sozinho.

A equipe de coordenação dá espaço para que todos participem com suas opiniões, facilitando o trabalho do grupo e ajudando as pessoas a se tornarem corresponsáveis.

Equipe de coordenação está a serviço:

  • Das pessoas: acolhe, anima, confia, faz crescer; compartilha a vida, escuta as alegrias e dificuldades, valoriza as pessoas; elimina o medo e é solidária;
  • Da comunidade: interessa-se, sente-se participante; conhece, articula, preocupa-se pela formação de todos;
  • Da reunião: prepara a reunião, anima, coloca técnicas e dinâmicas de grupo, exigindo responsabilidade e participação de todos. Numa reunião, a falta de coordenação causa perda de tempo, desperdícios e frustações.
Descubra o coordenador que está dentro de você

O coordenador é aquele que acredita na missão de comunicador e transmite a mensagem com entusiasmo contagiante, fazendo com que todos os membros tenham coragem, tomem decididamente iniciativa e consigam vencer as dificuldades inerentes ao empreendimento.

O coordenador é um animador. E o animador é uma pessoa e não um instrumento de trabalho.

Animar significa dar vida, criar ambiente propício para o crescimento das pessoas e para que a comunidade alcance os objetivos próprios. Animar significa incentivar o crescimento da amizade entre as pessoas do grupo.

O coordenador é aquele que tem conhecimento não só das qualidades das pessoas, como também da vida da Igreja. Por isso, tem confiança que, propondo e abrindo caminhos para a esperança, sustenta a ação. Para acontecer tudo isso, deve procurar participar de treinamentos, buscando uma crescente formação na arte de ser coordenador.

Missão da equipe de coordenação:
  • Elaborar, de maneira participativa, pequeno projeto, destacando o objetivo, planejamento participativo, as ações concretas, as reuniões de formação e as diversas celebrações;
  • Promover bom relacionamento entre as pessoas para que caminhem de mãos unidas. Valorizar as experiências pessoais e grupais, promovendo novos líderes dentro do grupo;
  • Atenuar os conflitos entre os membros da comunidade, estando sempre aberta para o pluralismo e para enfrentar as resistências;
  • Incentivar toda a comunidade para que os seus membros se sintam responsáveis, assumindo também a missão de cristãos;
  • Preparar, junto com o pároco, um programa de formação e acompanhamento;
  • Estabelecer critérios para a missão e formação dos membros;
  •  Refletir sobre as necessárias mudanças do planejamento;
  • Providenciar o material necessário para o bom andamento das reuniões;
  •  Ser presença, força, apoio, estímulo aos membros novos;
  • Fortalecer a criatividade: ter amor criativo para fazer crescer o grupo;
Portanto:
·         Coordenar é servir, em lugar de dominar;
·         Coordenar é buscar os pontos comuns em função da unidade;
·         Coordenar é incentivar a participação de todos;
·         Coordenar é articular pessoas, estruturas e atividades;
·         Coordenar é administrar os conflitos e as tensões.

Para refletir:
A Bíblia nos apresenta algumas referências sobre a qualidade exigida do administrador do evangelho. A equipe de coordenação reforça a sua liderança à luz da Palavra de Deus. Vamos conferir. (Mt 13, 44-50; 17, 22-27; Mc 4, 1-9; 10, 17-31; Lc 7, 36-50; 9, 1-6; 10, 17-24; Jo 15, 1-6; ICor 1,20; 12, 12-31; 2 Cor 9, 1-15; Fil 1, 23)

Autoria de ir. Mary Donzellini, mjc
Publicado na revista ECOando - Ed. Paulus
Seção - Formação metodológica - pg. 20-21
Ano 1 - n. 4 (dezembro 2003, janeiro e fevereiro de 2004)

Nenhum comentário: