quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O Catequista, um Crente em Jesus Cristo


"Somos catequistas porque descobrimos a alegria de acreditar e de viver no seguimento do Evangelho. E isto para nós significa:


- escutar Jesus através do Evangelho;
- procurar ver todas as pessoas e acontecimentos tal como Ele as veria hoje;
- com a sua ajuda, ir transformando a nossa pessoa de modo a vivermos ao seu estilo, ao seu jeito.

O catequista é um crente em Jesus Cristo. Mas não um crente que considera que vive a fé cristã na perfeição, e que por isso já a pode comunicar aos outros na catequese. Este tipo de crentes “perfeitos” não existe entre nós, graças a Deus.

Nós somos pessoas que se sentem em busca, em caminhada para a casa de Deus, nosso Pai. Efectuamos esta caminhada guiados por Jesus Cristo e na companhia dos nossos irmãos na fé e de todas as pessoas.(...)

Estamos sempre em situação de mudança, a fim de sermos cada dia um pouco mais pessoas que esperam, amam e acreditam como Jesus. O nosso esforço consiste em evitar que a nossa fé e a nossa vida andem por caminhos distintos.(...)

Esta descoberta da fé em Jesus Cristo tornou-se possível graças a outros cristãos que nos comunicaram a sua experiência de fé.(...) Esta fé do povo de crentes em Deus é que nós recebemos, vivemos e queremos comunicar, sendo catequistas na Igreja.


Por isso, o mais importante para se ser catequista é ser crente dentro do Povo de Deus.”

 

Nenhum comentário: